Carregando

Regulamentação de corrimão e guarda-corpo, segundo o corpo de bombeiros

Publicado em: 11/11/2022 Autor/fonte: Art Nouveau
Regulamentação de corrimão e guarda-corpo, segundo o corpo de bombeiros

Norma guarda corpo e corrimão: Como atender a norma técnica NBR 14.718?

 

A norma guarda corpo e corrimão está diretamente ligada à segurança nas construções. Assim, são elementos fundamentais em edificações que além da segurança trazem um toque particular de acordo com sua aplicação. A seguir, entenda como funciona a norma e saiba como atender os requisitos em sua construção. 

 

O que é a norma guarda corpo e corrimão?

 

Primeiramente, essa norma nada mais é do que a NBR que regulamenta o uso desses elementos de proteção. 

 

Assim, sejam os guardas corpos ou corrimão, reúne critérios desde a fabricação até a aplicação. A ABNT NBR 14.718 trata de tudo isso além da qualidade do produto. 

 

Desse modo, a norma guarda corpo e corrimão garante os principais pontos a serem respeitados durante a fabricação. Além de garantir conceitos fundamentais de funcionalidade na aplicação dos elementos. Essa norma surgiu em 2001 e passou por atualizações no ano de 2008 tornando-se mais elaborada. 

 

Como atender a norma guarda corpo e corrimão?

 

Após a escolha do material, o engenheiro projetista deve adequá-lo às regras cabíveis. Desse modo, entra em prática a NR 14.718 que permite o projeto de acordo com o estilo arquitetônico. A implementação deve obedecer à ancoragem e espessura, assim como a aprovação no teste de resistência.

 

Além disso, outro ponto importante é para corrimão, esse deverá obedecer a tratamentos contra oxidação na classe A18. Assim, a opção em aço que possui uma alta resistência deve ser considerada tratamento para prevenir corrosão. 

 

A descrição de critérios é feita de acordo com os materiais previstos na norma guarda corpo e corrimão. Além de todos os tratamentos, testes e medidas em cada caso. Por fim, o uso é obrigatório na presença de um desnível igual ou maior que 1 m.

 

Como devem ser instalados os guardas corpos e corrimãos em construções ou reformas?

 

A instalação deve ser feita de acordo com a altura do nível do piso até a parte superior do corrimão ou guarda corpo. Ou seja, a medida deve ser determinada desde onde se pisa até onde apoiar as mãos. Desse modo, conforme a norma, deverá haver o respeito de uma distância do piso ao corrimão de 1,1 m. 

 

Para casos afins, deve-se considerar sempre o complemento referente à medida que deixe a proteção com 1,1 m conforme a norma. A distância entre os espaçamentos não deve ultrapassar 1,1 mm obedecendo à norma guarda corpo e corrimão.

 

A segurança e sua importância

 

O respeito perante a fabricação de elementos de proteção como guarda corpos e corrimão tornam a obra segura. Assim, é de suma importância que o material esteja adequado e trabalhado corretamente para evitar acidentes fatais. Portanto, caso haja falhas, deve ser considerada a troca do aparelho.